Primeiro comercial da Renault foi uma carrinha do leite de 1900!

Durante mais de um século a Renault tem vindo a desenvolver, produzir e vender automóveis comerciais capazes de responder às mais variadas tarefas, o que levou a que a marca francesa que pertence à Aliança Renault-Nissan se afirmasse como umas das marcas mais relevantes neste segmento.

Em 2016 a Renault vendeu 434 mil exemplares deste tipo de veículos e no final de Junho deste ano já tinha vendido 225 mil. São números determinantes para o presente da marca gaulesa, mas para perceber como a Renault chegou até aqui é obrigatório recuar mais de 100 anos.

Mas a história dos veículos utilitários da Renault é tão vasta quanto diferenciada, e se encontramos propostas desenvolvidas a pensar nos bombeiros – como o Alaskan de 2016 ou o Lo Type de 1926 -, também encontramos propostas utilizadas pelos Correios (Renault PR Type de 1927) e pela Polícia (Renault Estefette Gendarmerie de 1975).

Mas há escolhas para todos os gostos, desde uma versão "camping" da pick-up Alaskan (2016) até à Pick-Up Colorale de 1950. Isto sem esquecer a Renault "1,000 kg" Van de 1947 – que antecedeu a Estafette lançada em 1959 – e a Renault 4 F4 Service de 1970, que tal como o nome sugere tinha por base a Renault 4 criada em 1961 e que "vendeu" mais de 8 milhões de unidades em todo o mundo.

Esta longa viagem centenária acaba com a Renault TRAFIC SpaceClass apresentada em Outubro deste ano. Trata-se de uma proposta pensada à medida dos clientes profissionais e pessoais que procuram um modelo que combina o espaço interior, o conforto e a máxima modularidade.

Mas somos obrigados a admitir que o modelo que nos "rouba" mais atenção é aquele com que abrimos a foto galeria acima. Trata-se do Renault Type C "Milkman" apresentado em 1900 e que era capaz de carregar uns impressionantes 250 kg. Tinha 3,5 cv de potência e pode ser considerado o primeiro veículo movido com um motor próprio para uso industrial e comercial.

Em destaque